Hanseníase: o caminho da cura passa pela informação

Textos apresentados no concurso de oratória 2018 etapa municipal

Vamos aprender abaixo que o caminho da cura passa pela informação:

Texto 1 – Hanseníase: uma história de dor e preconceito

Quero iniciar contando aqui, uma experiência pessoal que tive. Há tempos atrás conheci uma pessoa que tinha a hanseníase como enfermidade física e ainda era vítima de outras doenças psicológicas criadas pela exclusão social. Infelizmente, percebi que ainda nos dias de hoje, o preconceito está muito presente em nossa sociedade. Ao ponto de não conseguir saber, qual era o maior problema, a doença, ou a vergonha que lhe obrigava a se esconder, dos olhos  que a reparavam, comentavam e desprezavam. E ainda hoje dói em mim, quando falo. Naquele tempo eu pensava o que podia fazer para mudar tudo isto? E sozinha? Como apagar os olhares das pessoas que a reparavam, os atos odiosos e acabar com o fel do preconceito?

Mas,  agora é preciso saber um pouco mais sobre  a doença, porque com a informação podemos vencer esta guerra. A hanseníase é causada pela bactéria, Mycobacterium leprae (M. Leprae), e existem algumas pessoas, com o organismo predisposto a essa doença. Mas, o mais importante é que a hanseníase tem tratamento e cura, e esta é rápida quanto mais cedo for feito o diagnóstico. O tratamento se inicia por via oral e se complementa, com a poliquimioterapia, feita nas unidades de saúde. E também podemos nos prevenir, com a vacina já existente, e aprovada para o uso humano, que é a BCG, você deve ficar atento ao calendário da vacina.

É importante enfatizar que a hanseníase, não se transmite por utilizar utensílios domésticos, usados pela pessoa com a doença, ou, relação sexual dentre outros meios. É importante afirmar que assim que se começa o tratamento, se inibe os riscos de transmissão do bacilo.

Portanto, o portador desta doença, precisa e deve se socializar ter o apoio da família, amigos e da sociedade em geral na caminhada da cura. E o acesso à informação e ao conhecimento são importantes instrumentos de combate ao preconceito.

Finalizo dizendo, que independente de ser comtemplada, neste concurso, digo a vocês, que  estou muito feliz, por estar participando deste, porque para mim, não é apenas um concurso, mas também, uma mobilização social, em prol da informação, prevenção e da cura  desta doença. Já que a escola é um importante instrumento disseminador do conhecimento e os jovens são o presente e o futuro do nosso país. Assim como, destacar a importância deste tema para todos. Agora aqui já não me sinto mais sozinha e impotente. Então, quero convocar a todos para que com todas as informações recebidas sejamos um agente de mudança e um instrumento de amor em nossas escolas, famílias, vizinhança e na nossa comunidade. A hanseníase tem cura, vamos juntos combater o preconceito.

Aluna Letícia Franco Alves – 9º ano do Colégio Estadual do Campo Princesa Isabel

Texto 2 -Hanseníase: uma viagem na história

         Quando falamos sobre a hanseníase ou lepra logo pensamos , surgem muitas dúvidas.  Até pesquisar que a lepra é uma doença que tem cura, e pode ser demorada de diagnosticar, ás vezes porque as pessoas também demoram para buscar ajuda, ou até mesmo pela falta de informações.

         A hanseníase é causada pela bactéria Mycobacterium leprae (M. Leprae),  que afeta os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Esta bactéria penetra o organismo por meios da vias respiratórias, pois, ela esta presente em secreções nasais e gotículas de tosse, espirros e fala de pessoas com a doença.       Uma vez contraído esta bactéria , ela se instala nos nervos periféricos e na pele provocando o surgimento de manchas esbranquiçadas em varias regiões do corpo, como mãos, pés , braços, pernas etc….Em nossos dias sabemos que não há necessidades de isolamento da pessoa afetada, pelo fato do SUS fornecer a medição necessária para recuperação dos portadores.

         A hanseníase é uma das doenças mais antigas da humanidade, relatos datam que  a mesma existia desde 1350.a.c, por falta de conhecimento nesta época o portador da doença sofria grande preconceito, pois era associado ao pecado, impureza e a desonra, o tratamento era a exclusão da sociedade, ficavam isolados, eram proibidos de frequentar lugares públicos e também eram obrigados a usas roupas e luvas específicas, além de carregar sinos que anunciassem sua presença.

         No Brasil também não foi diferente , até 1962 a politica visava afastar os portadores, obrigando-os a se isolar em leprosários e queimar seus pertences.

         A hanseníase  está diretamente ligada a condição precária de higiene, afetando as regiões mais carentes, como Brasil, Índia, Moçambique e Nepal. Sendo que o Brasil é o País com maior número de casos da doença na América Latina, com mais de 33 mil em 2011. Que para vencer e erradicar a doença é preciso combater a desigualdade.

         Quanto a prevenção é muito simples, é só se informar sobre os sinais e sintomas da doença, vale lembrar que quanto mais cedo for diagnosticado, mais fácil ocorrerá a cura. Além da realização do exame dermato – neurológico e vacina BCG nas pessoas que convivem com os portadores. O tratamento é feito com antibióticos, e leva de 6 a 12 meses para ser curada, sendo que o tratamento precoce evita deficiências.

     Portanto,  como vimos a hanseníase é uma doença como qualquer outra, requer porém cuidados após diagnosticada. E vale lembrar que pacientes em tratamento e sobre acompanhamento médico não transmitem mais a bactéria em suas secreções.

        A discriminação é uma das piores formas de violação dos direitos humanos, principalmente  entre pobres, negros e pessoas com determinadas doenças entre elas a hanseníase . Assim como Jesus quebrou paradigmas  e se relacionou , curou, amou e resgatou a todos, nós também devemos assim fazer.

       Hanseníase é uma doença milenar e até hoje não encontraram a cura para o preconceito, porque a cura é o amor.

Aluna: Camily Vitória Jesuíno Nilo- 9º ano do Colégio Estadual do Campo Princesa Isabel.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOLETIM INFORMATIVO

Saiba tudo sobre acontece na Escola Levita, desde projetos, eventos, campanhas, etc.